Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pentateuco e sua veracidade.

O Pentateuco é composto por cinco livros iniciais das Sagradas Escrituras, entre os Judeus recebem o nome de Lei ou Torá (תּוֹרָה, significa lei, apontamento, instrução).

Provavelmente, o Pentateuco original era apenas um livro composto de cinco partes, que hoje para nós esta dividido em cinco livros que vai de Gênesis a Deuteronômio 34:12. Hoje, o que nós entendemos como livros, na verdade eram capítulos. Portanto, o Pentateuco era um livro composto de cinco capítulos.
Concernente a separação destes capítulos que hoje se entende por livros, não sabemos ao certo quem realizou este trabalho ou o porquê desta separação. Atualmente sua separação é atribuída por muitos aos 72 tradutores de Alexandria, sendo seis de cada tribo de Judá que foram os responsáveis pela tradução das Escrituras do original hebraico para o grego.
Autor: Inspirado pelo o Espírito de Deus, Moisés foi o autor destes livros, segundo a tradição judaica e através de revelação divina foi possível registrar fatos que abrangem um período de mais de 25 séculos ou seja; 2.500 anos. Tal fato só é possível por uma intervenção divina!

Descobertas que comprovam a sua autenticidade.

Rodas de oito raios antes de ser removidos os corais e depois. Descoberta no Mar Vermelho.
Foram encontradas duas colunas em estilo fenício sendo uma na praia do lado egípcio (Nuweiba) e outra do lado árabe. A primeira encontrada foi no lado egípcio em 1978 onde havia uma inscrição em hebraico destruída pela erosão (a parte inferior estava no mar) praticamente ilegível. A segunda, em 1984, no lado árabe e idêntica, tem a mesma inscrição em hebraico e legível com as palavras: Egito; Salomão; Edom; morte; faraó; Moisés; e Jeová significando que foi erguida por Salomão, em honra a Jeová, e dedicada ao milagre da travessia do Mar Vermelho por Moisés e a destruição do exército egípcio. Semanas depois a coluna foi retirada e colocada um marcador-bandeira em seu lugar. Os árabes não apreciam estrangeiros pesquisando em sua terra, principalmente judeus e americanos.
Durante o reinado de Salomão, Israel foi uma potência no Oriente Médio onde obteve o controle marítimo da região (1 Reis 9.26 e II Crônicas 8.17-18). Há uma referência em Isaías 19.19 que acredita-se ser a coluna do lado egípcio.


Coluna que provávelmente foi erguida por Salomão como memorial da atravessia do Mar Vermelho.


A rocha em Horebe (Massá e Meribá), em Refidim, e uma vista da fenda por onde saía a água (Êxodo 17.6). Nota-se a erosão e o alisamento provocados pela nascente. Sua localização é próxima ao Monte Sinai (Êxodo 3.1), a menos de 24h a pé (Êxodo 19.1-2).


É no livro de Êxodo que encontram-se a maior parte das descobertas arqueológicas.  Os registros encontrados neste livro, abrangem um período de 216 anos, o que implica em afirmar um tempo que vai de 1.706 a 1.490 a.C. Seus atos partem da escravidão de Israel e terminam com um povo redimido diante de Deus.
Seu título é proveniente do grego que traz o significado de Sair, recebeu este nome pelo o fato de revelar a saída do povo israelita.   
Portanto, o Pentateuco, é um livro rico em fatos históricos que revelam a grandeza de Deus!











Nenhum comentário:

Postar um comentário